quarta-feira, 19 de dezembro de 2012


Modulo 4 Trabalhando com Projetos

Tecnologia – Contextualização do Tema:


      O processo reflexivo é fundamental para a compreensão da própria acão e para a sua (re)construção. Segundo Dewey (1979) enfatizou a importância sobre a experiencia concreta da vida como um processo de reconstituição e de reconstrução da experiencia, caminhado sempre em direção à melhoria da qualidade.
      A reflexão na ação é desencadeada no momento em que o professor não encontra respostas para as situações inesperadas que surgem da ação presente.
      Diante da leitura da Tecnologia contextualização do tema, vem mostrar uma reflexão sobre como utilizar mapas conceituais.
      A socialização do PITEC considerando os aspectos envolvidos no processo de socialização do projeto desenvolvido no contexto da escola, nesse momento presencial do curso cada participante fará a apresentação do PITEC. Desse modo o PITEC – Programa de Formação Continuada em Tecnologia Educacional – PROINFO INTEGRADO nos remete a oportunidades de vivenciar novas experiencias no cotidiano escolar. Considerando os conhecimentos mobilizados, as estratégias utilizadas, as atitudes e valores envolvidos e os resultados que essa experiencia trouxe para o seu aprendizado.
      Mapa conceitual é uma técnica de mapeamento para estabelecer relações entre conceitos e sistematizar conhecimentos significativos. Dessa forma é importante entender que não existe uma única forma de representar o conhecimento ou uma estrutura conceitual, porque cada representação depende da estrutura cognitiva do autor. (aluno, professor), a qual reflete a sua forma de perceber e compreender os conceitos e suas relações. O Mapa pode ser usado em diversas situações e para diferentes finalidades: instrumento de analise do currículo, técnica didática, recurso de aprendizagem, meio de avaliação. Sendo assim, os mapas conceituais podem ser utilizados como instrumento de avaliação que permitem visualizar a organização conceitual que o aluno atribui a um dado conhecimento. Então o professor pode ter a intencionalidade pedagógica de analisar e avaliar o mapa do aluno para acompanhar o seu processo de aprendizagem. A mediação pedagógica que cria situações que possam favorecer ao aluno a ter uma compreensão aprofundada dos conceitos envolvidos que permitem ao aluno avançar no processo de construção de conhecimento e, consequentemente, na representação no mapa conceitual.
      Portanto, o que aprendemos sobre o mapas conceituais é que o papel das tecnologias o desenvolvimento do PITEC – e a integração das tecnologias ao currículo na perspectiva do trabalho por projeto a partir das leituras, debates, indagações, produções elaboradas, cada participante pode revisitar suas experiencias e aprendizagens acerca da temática estudada ao longo do curso.


Componentes:
Francisca Damasceno
Giselda Maria Pinheiro
Maria das Graças Nobre
Mychaela Santos
Maria das Neves
Marinalva Araújo
Roseli Pereira
Simone Ferreira
Zenaide Luiza


Ceará-Mirim 13 de dezembro de 2012.

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